Blog

Corpos estranhos

O que fazer:

Tente expelir o ar pela narina com corpo estranho fazendo certa pressão com a boca fechada e o outro lado comprimido com o dedo. Instrua a vítima para que ela respire pela boca.

Cuidados: Não introduza instrumentos como arames, palitos, grampos ou pinças nas narinas

OUVIDOS

O que fazer:

Manter o paciente deitado de lado com o ouvido afetado para cima.

Cuidados: Não introduza nenhum instrumento pequeno, quando o corpo estranho for inseto coloque algumas gotas de óleo caseiro dentro do ouvido atingido e posicione a cabeça.

GARGANTA

O que fazer:

Mantenha-se ao lado da vítima e de forma calma peça para que ela tussa várias vezes, com a intenção de expelir o corpo estranho. Aplique alguns golpes com a mão em concha no meio das costas com o tronco levemente revertido para frente. Tentar Manobra de Heimlich em pé ou se a vítima desmaiar. Não obtendo sucesso realizar respiração boca-a-boca com a vítima deitada em decúbito dorsal até chegada de socorro médico.

Cuidados: Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com força, este é o recurso mais eficiente quando não há asfixia. Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um médico. Se a pessoa não consegue tossir com força, falar ou chorar, é sinal de que o objeto está obstruindo as vias respiratórias, o que significa que há asfixia.

O que são: Pequenas partículas de vidro, madeira, poeira, carvão, areia ou limalha, grãos diversos, sementes insetos mosquitos, formigas, moscas, besouros, etc. que podem penetrar nos olhos, nariz e ouvidos. Crianças pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos são, na maioria das vezes, peças de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vítima apresentará pele azulada e respiração difícil ou ausente.

OLHOS

O que fazer:

Piscar os olhos para permitir que as lágrimas lavem e removam pequenas partículas. Não tente retirá-los e nem esfregue os olhos com os dedos. Se não der certo , faça outros procedimentos. Coloque pálpebra sobre pálpebra. Irrigar o olho com soro fisiológico, água limpa com conta gotas, ou embaixo de uma torneira abrir pouco deixando a água escorrer sobre o olho atingido. Quando o corpo estranho estiver no “branco” do olho e for terra ou areia, poder-se-à tentar retirar delicadamente com um cotonete.

Cuidados: Se o corpo estranho estiver fixo ao globo ocular não tente retirá-lo, coloque uma compressa ou pano limpo cobrindo os dois olhos para evitar movimentos conjugados e leve a vítima ao hospital imediatamente. Se o objeto estiver cravado no olho, não tente retirá-lo, cubra-os e procure ajuda médica. Se não for possível fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso (por exemplo, um copo) e
procure ajuda médica imediata.

Compartilhe nas mídias

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress
Conversar
Olá. 👋
Podemos te ajudar?